Brasil a un paso de reconocer igualdad de derechos a las parejas del mismo sexo

Marcha LGBT de Sao Paulo
Hoy inicio la audiencia del Supremo Tribunal Federal en la cual se estudian dos acciones constitucionales que buscan la igualdad de derechos de las parejas del mismo sexo en Brasil. Las acciones promovidas por el gobernador de Rio de Janeiro y por el Procurador General de la República fueron respaldadas por un importante número de expertos e instituciones. 


Una vez concluyeron la presentación de los amicus curiae (amigos del tribunal). El Ministro relator Carlos Ayres Britto presentó su voto a favor de la igualdad de las parejas del mismo sexo. Basó su voto en diversos elementos de derecho constitucional, pero quisiera rescatar el contenido poético de su voto. 


El ministro cito a varios poetas. Aquí van algunos. 
Fernando Pessoa: 
O Universo não é uma idéia minha.
A minha idéia do Universo é que é uma idéia minha.
A noite não anoitece pelos meus olhos,
A minha idéia da noite é que anoitece por meus olhos.
Fora de eu pensar e de haver quaisquer pensamentos
A noite anoitece concretamente
E o fulgor das estrelas existe como se tivesse peso.



Chico Xavier:
A gente pode morar numa casa mais ou menos, numa rua mais ou menos, numa cidade mais ou menos, e até ter um governo mais ou menos. 
A gente pode dormir numa cama mais ou menos, comer um feijão mais ou menos, ter um transporte mais ou menos, e até ser obrigado a acreditar mais ou menos no futuro.
A gente pode olhar em volta e sentir que tudo está mais ou menos...
O que a gente não pode mesmo, nunca, de jeito nenhum...
é amar mais ou menos, sonhar mais ou menos, ser amigo mais ou menos, namorar mais ou menos, ter fé mais ou menos, e acreditar mais ou menos.
Senão a gente corre o risco de se tornar uma pessoa mais ou menos.



Algunas frases del Ministro Ayres Britto: 
"Que não se separe por um parágrafo, o que a vida uniu pelo afeto!" (Que no se separe por una parágrafo, lo que la vida unio por el afecto.)

"Inexiste sub-família e/ou família de 2a classe!" (No existe una subfamilia o una familia de segunda clase)
"Não se pode alegar que os heteroafetivos perdem, se os homoafetivos ganham". (No se puede alehar que los heteroafectivos pierden, si los homoafectivos ganan)

La votación de los otros Ministros será mañana jueves 5 de mayo a las 2 de la tarde hora de Brasil y puede verse en el siguiente link http://noticiasaovivo.terra.com.br/noticias/noticias/371-br/


Noticia relacionada 

Direto do Plenário: ministro reconhece direitos para a união homoafetiva



Comentarios

Entradas populares